QUER ABRIR UM NEGÓCIO? Só planejar não basta!
- Jalmar Finger Becker

- 21 de ago. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de ago. de 2018
Há algum tempo, venho conduzindo programas de desenvolvimento de planos de negócios, direcionado aos candidatos a empresários. Com isso, tive e tenho o privilégio de acompanhar projetos que realmente “saíram do papel”, outros tantos que não passaram de boas ideias, ou nem tão boas, além daqueles que seguem sendo desenvolvidos.
Com essa proximidade, a sensação que fica é que as pessoas estão, cada dia mais, buscando informações e acompanhamento técnico para colocar em prática sua ideia, seu projeto de negócio.
Para isso, a definição do modelo de negócio e a elaboração do plano de negócios é fundamental, já que permite ao empreendedor expor sua ideia de forma clara e objetiva, propiciando uma visão daquilo que se pretende com o negócio, direcionando as ações gerenciais para os objetivos almejados.
Contudo, uma boa ideia no papel, sem atitude, não passa de uma ideia, que até pode ser boa, mas continuará sendo somente uma ideia.
A execução passa a ser a chave do sucesso do plano desenhado, sendo desejável que o empreendedor tenha a competência essencial e necessária para fazer acontecer tudo aquilo que foi planejado, monitorando para que as ações não ocorram de forma isolada, mas andem conjuntamente.
Um bom plano sem uma execução competente, não passa de um bom plano. A execução competente sem uma direção, sem foco, sem metas, também não leva a lugar algum.
Há que se planejar, mas há que se ter a capacidade e a habilidade para executar o planejado de forma competente.






Comentários