Prevenir vem antes de remediar!
- Jalmar Finger Becker

- 6 de ago. de 2018
- 2 min de leitura
Os negócios existem como razão maior da organização empresarial, devendo ser, por isso, o foco da atenção do empresário. E, quando se fala em foco, precisamos definir ações que tenham por objetivo a melhoria das nossas práticas gerenciais, no sentido de otimizar a utilização dos recursos disponíveis, com a qualificação e capacitação de gestores e colaboradores.
A gestão financeira é fundamental para assegurar o sucesso de uma empresa. Contudo, além dela, existem outros fatores que determinam onde a empresa vai chegar. Mas, é necessário compreender que sem uma adequada gestão financeira fica muito mais difícil obter bons resultados.

Podemos afirmar, sem medo de errar, que os problemas financeiros enfrentados pelas empresas são, na sua maioria, resultado de práticas gerenciais não adequadas ou não satisfatórias, que podem se traduzir em um completo desastre econômico da vida empresarial.
A demora em realizar um diagnóstico para apurar a situação da empresa pode ter como consequência a total inviabilização do negócio, com atrasos em pagamentos, elevação do endividamento de curto prazo, captação de recursos a juros elevados, redução do capital de giro.
Assim, toda e qualquer organização necessita realizar o monitoramento de suas finanças, sendo necessário desenvolver ou adaptar o controle diário das vendas, controle do movimento de caixa, controle bancário, controle de estoque, controle de contas a pagar e o controle de contas a receber, principalmente do cartão de crédito, objetivando mensurar o volume da entrada e saída dos recursos, a fim de controlar os pagamentos (gastos e desembolsos), bem como os recebimentos das suas vendas.

Somente através da utilização dos controles financeiros, teremos condições de acompanhar o dia a dia dos negócios, visando prevenir desequilíbrios financeiros e primar pelas boas práticas de gestão.





Comentários