top of page

O que um consultor financeiro faz pela sua empresa?

  • Foto do escritor: Jalmar Finger Becker
    Jalmar Finger Becker
  • 19 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

Muitos empresários possuem um vasto conhecimento no segmento do seu negócio. Entendem bem sobre o produto ou o serviço que oferecem. No entanto, quando o assunto é finanças da empresa admitem não ter total domínio.

A ideia do seu negócio pode ser excelente. Seu produto pode ser o melhor do mercado. Mas, sem um controle financeiro adequado seu empreendimento pode não ser um sucesso.

Nesses casos, as possibilidades de uma empresa falir ou realizar um investimento mal sucedido podem ser reduzidas. Existem especialistas que orientam os empresários a lidarem com o dinheiro de maneira saudável. Além das orientações, podem realizar acompanhamentos para que o dono do negócio se sinta mais tranquilo e focado nos seus clientes.



O que um Consultor Financeiro pode oferecer?

Veja algumas sugestões:


1 – Analisar a Viabilidade do Negócio.

São muitas as instituições que fecham as portas por falta de planejamento. Algumas se frustram por não conseguirem o resultado esperado nos primeiros anos. Na maioria das vezes, isso se deve a falta de estudo da viabilidade do negócio.

É essencial que seja realizado o estudo de viabilidade econômica e financeira antes que a empresa inicie suas atividades e sempre que houver a necessidade de ampliação ou lançamento de um novo produto.

É natural que a empresa tenha metas/objetivos a serem alcançados. O consultor irá avaliar a situação ou auxiliar a defini-los, conforme as necessidades. Através da análise de caixa e indicadores, será possível identificar se existe viabilidade para a execução de novos investimentos, ou se sua empresa está no momento adequado para a realização de novos projetos sem comprometer o seu orçamento.


2 - Estudar o Capital Disponível na Empresa.

Quais são os controles financeiros que sua empresa possui? Tem conhecimento de quanto tem a receber e a pagar? Controla o fluxo de caixa? Quais são seus gastos? Quanto precisa faturar para manter seu negócio? O consultor poderá, através de planilhas, orientar a melhor maneira de chegar aos números que mostrem a saúde financeira da empresa. Assim, poderá analisar qual a situação atual e qual o seu potencial de crescimento ou de falência. Conhecendo alguns indicadores é possível identificar riscos que a instituição está exposta.


3 – Planejar uma redução de gastos.

Toda empresa deveria conhecer seus custos e despesas. Não somente o custo do seu produto, mas também quanto precisa para cobrir suas despesas fixas, ou seja, aqueles gastos que independem da produção. A verdade é que poucas colocam tudo na ponta do lápis. E a conta é simples de fazer. Um consultor poderá orientar como calcular e manter atualizado os custos do seu negócio. Isso serve também para a formação do preço de venda. Além disso, poderá elaborar um planejamento para que a empresa pare de gastar mais do que o necessário para a realização de suas atividades.


4 – Reorganizar o financeiro.

Com a crise na economia, algumas empresas enfrentam dificuldades financeiras. São nessas horas que surgem as dívidas, os empréstimos para tentar salvar o fluxo de caixa e uma série de medidas que funcionam apenas para apagar o incêndio. O consultor tem um importante papel de reorganizar a empresa, encontrando melhores soluções e criando a cultura de controle financeiro.

 
 
 

Comentários


bottom of page