Formação do Preço de Venda - TERCEIRO PASSO: Rateio das Despesas Fixas.
- Jalmar Finger Becker
- 2 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Agora, sua empresa já conhece as despesas fixas. E o próximo passo é saber qual o percentual será considerado no preço de cada unidade. Ou seja, quanto cada produto ou serviço vendido irá contribuir para ajudar a pagar os gastos fixos. Afinal, a empresa paga as despesas fixas com as vendas.
Muitos empresários de micro e pequenas empresas acabam esquecendo-se de incluir as despesas fixas no preço de seus produtos e serviços, adotando, apenas, o valor de mercado como metodologia para a formação do preço. Realmente, o mercado é quem manda. No entanto, é essencial a gestão de custos para avaliação da rentabilidade do seu negócio.

É, também, comum ouvir dizer que não sabem como podem distribuir parte do valor total de despesas fixas em cada mercadoria que vendem. Mas, na verdade, essa conta é muito simples. Existem dois caminhos para o rateio: com base no volume de vendas ou com base no valor do custo das mercadorias. Para a segunda opção é necessário que seja realizado o controle de estoque. Sabe-se que muitos pequenos negócios ainda não adotaram esse controle ou estão em processo de implantação. Então, vamos seguir o primeiro caminho e exemplificar para mostrar como é fácil.
Vamos ao exemplo: uma empresa montou a planilha de despesas fixas e concluiu que R$ 20.000,00 são seus gastos mensais. Estimou, com base nos seus últimos faturamentos e pesquisa de mercado, que sua venda média mensal será de R$ 130.000,00. Veja o cálculo de rateio abaixo:

15,38% é o percentual do preço que cada unidade ajudará a pagar as despesas fixas do seu negócio. Esse é o índice a ser usado na formação do preço de venda. Porém, é possível adotar percentuais diferentes para cada produto. Ou seja, a empresa pode definir estratégias e incentivar a venda de um determinado produto reduzindo esse percentual da despesa fixa para torná-lo mais competitivo. Vamos supor que a empresa comercialize dois produtos: A e B. Por questões de concorrência de preços, optou por reduzir o custo do produto A, aplicando 10,38%, ao invés de 15,38%, para cobrir seus gastos fixos. Assim, o produto B terá que contribuir com 20,38% para compensar a redução do produto A.

Esses percentuais podem ser calculados de forma mensal ou anual. Porém, é importante que as despesas fixas permaneçam atualizadas. Para empresas que estão iniciando é essencial que sejam realizadas projeções.
Vale lembrar que o faturamento acima da projeção deve pagar todas despesas fixas e, ainda, ter sobras para poder pagar as despesas de meses que o faturamento não alcançar a média.
Calcule o percentual dos gastos fixos a ser distribuido aos preços do seu negócio e siga para o próximo passo.
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