Formação do Preço de Venda - PRIMEIRO PASSO: Despesas fixas e variáveis.
- Jalmar Finger Becker

- 24 de set. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de set. de 2018
Como sua empresa calcula o preço de venda de seu produto ou de seu serviço? Quais são os custos e as despesas que você considera no cálculo? Sabe quanto está lucrando na venda de cada produto ou serviço? Você fica em dúvida se o preço está correto? Bem, você não está sozinho!
É comum encontrar empreendedores com dificuldades na precificação. São muitos detalhes a serem considerados na hora do cálculo. Mas, que tal descomplicar?

Existem diversas metodologias aplicadas no mercado que levam em conta desde custos de produção até a psicologia do consumidor. Com tantas opiniões de especialistas na área, fica claro que não há uma fórmula única para a formação de preços. Ainda assim, algumas técnicas têm conseguido maior impacto na lucratividade das empresas.
Falar de formação de preço exige entendimento sobre as maneiras que podem definir o preço, são elas: através da apuração dos custos, com o acréscimo de uma margem de lucro; análise do mercado, isto é, os preços praticados pelos concorrentes; e o valor entregue.
De que adianta fazer o cálculo através dos custos se o preço não ficar atrativo aos clientes? Então, o mais adequado é definir o preço com base na concorrência sem saber se este valor é suficiente para pagar os custos e despesas do negócio? Não. O ideal é calcular pelas duas maneiras.
Por onde começar?
PRIMEIRO PASSO: Calcule os gastos.
Crie uma planilha com uma média das depesas fixas, ou seja, os valores que independem das vendas de sua empresa. Não se esqueça de revisar e atualizar os valores periodicamente. Veja um modelo:

Crie, também, uma planilha para apurar o percentual das depesas variáveis, isto é, aquelas que variam de acordo com a comercialização dos seus produtos ou serviços.
Conheça qual é o sistema tributário de sua empresa: Simples, Lucro Real ou Lucro Presumido. Verifique com seu contador. Caso você faça parte do Simples Nacional, como a maioria das pequenas empresas, não terá direito a nenhum tipo de crédito tributário.
Se sua empresa oferece uma comissão de 5% aos vendedores ou representantes, por exemplo, inclua o percentual na planilha e faça o somatório com demais despesas. Segue um exemplo:

A falta de conhecimento e de controle dos custos e das despesas faz com que muitas empresas precifiquem de forma inadequada seus produtos e serviços. Por isso, a importância da apuração desses dados. Inicie conhecendo as depesas fixas e variáveis do seu negócio, para, em seguida, avançar o próximo passo na formação do preço de venda. Bom trabalho!





Comentários