Chefe ou Líder?
- Jalmar Finger Becker

- 13 de set. de 2018
- 2 min de leitura
Na sua empresa, quem é o líder? Uma pessoa pode aprender a ser um bom líder? Afinal, é comum nas micro e pequenas empresas o empresário assumir esse papel. Mas, chefe e líder é a mesma coisa? Um líder pode ser um bom chefe. Um chefe pode não ser um bom líder. Então, qual a diferença?
O perfil do líder deve estar presente em todas as empresas, independente do seu porte. E são muitas as diferenças entre ser chefe e ser líder. O chefe dá ordens, o líder sabe envolver sua equipe. O chefe só fala, o líder sabe ouvir.

Primeiro, vamos caracterizar melhor o chefe de uma organização. Ele é conhecido por comandar pessoas e impor ordens. Tem tendência a ser autoritário. Os colaboradores, normalmente, não se sentem à vontade para expor opiniões, relatar problemas ou pedir conselhos quando existem dúvidas. O chefe acredita que é dever do colaborador realizar o trabalho da maneira que ele acha mais eficaz, isto é, centraliza o poder das decisões. O objetivo do chefe é o lucro.
Já, o líder é conhecido por ser um motivador. O líder tem tendência a ser muito respeitado pela sua equipe. Não só ouve os colaboradores, como, também, os incentiva e cria métodos para dar abertura à equipe, tornando possível a interação entre todos. Busca, não só o lucro, mas, a maneira mais adequada para alcançar o resultado, ou seja, não tem a visão do poder como algo centralizado.
Todos podem liderar, mas alguns precisam aperfeiçoar suas habilidades para se tornarem bons líderes. Principalmente em micro e pequenas empresas, a figura do líder é fundamental para o sucesso do negócio. É ele quem mostra a direção, estabelece metas, envolve a equipe e compartilha sua visão para que os colaboradores saibam qual o propósito da empresa. Se a equipe incorpora a visão do líder, as metas passam a ser comuns. Assim, as responsabilidades e as conquistas são divididas entre todos.





Comentários